Classificação das Doenças Reumáticas

Doenças Reumáticas

A classificação destas doenças Reumáticas é uma forma de separá-las em grupos de acordo com mecanismos de lesão, localização preferencial de comprometimento, na tentativa oferecer uma visão global e compreensiva destas.

1. Doenças Reumáticas difusas do tecido conjuntivo

Doenças crônicas, que cursam com comprometimento sistêmico (acometimento do estado geral e de vários órgãos), e estão relacionadas com distúrbios do sistema imunológico (processo inflamatório, com ativação de células e produção de auto-anticorpos):

2. Vasculites Sistêmicas

Doenças cujo processo inflamatório compromete as estruturas dos vasos sangüíneos (desde artérias de grande calibre até as arteríolas e capilares e veias e vênulas):

3. Espondiloartropatias

Doenças crônicas com comprometimento inflamatório preferencial da coluna vertebral e articulações sacroilíacas. Podem também acometer as articulações periféricas e outros orgãos

4. Doenças Osteometabólicas

Doenças que acometem o metabolismo ósseo:

• Osteomalácea
  • Doença de Paget
  • Hiperparatireoidismo
  • Outras

5. Doenças Articulares Degenerativas Doenças que afetam as cartilagens e ossos das articulações promovendo dano estrutural:

• Osteoartrite primária
  • Osteoartrite secundária (após infecções, fraturas, doenças por cristais,doenças inflamatórias etc.)

6. Artropatias Microcristalinas

Doenças que comprometem as articulações e partes moles, tendo como causa depósitos de microcristais identificados no estudo do liquido sinovial:

7. Artropatias Infecciosas e Reativas Doenças com comprometimento ósteo-articular associadas a processos infecciosos no local ou a distância, de diversas causas:

• Artrites infecciosas
  • Osteomielite
  • Artrite Reativa
  • Febre Reumática
  • Doença de Lyme

8. Reumatismo Extra-articular

Doenças que acometem estruturas nas vizinhanças de uma articulação ou coluna vertebral:

• Tendinites
  • Bursites
  • Esporão de calcâneo
  • Fasceíte Plantar
  • Epicondilite lateral e medial

9. Artrites intermitentes

Doenças inflamatórias têm por característica o envolvimento articular episódico:

• Febre Familiar do Mediterrâneo
  • Reumatismo Palindrômico
  • Hidrartrose intermitente

10. Artropatias secundárias a outras doenças não reumáticas

Comprometimento osteo-articular relacionado ao contexto Titulo clínico e evolutivo de outras doenças:

• Diabetes Mellitus
  • Hipotireoidismo
  • Hipertireoidismo
  • Tumores malignos
  • Doenças hematológicas

11. Doenças da Coluna Vertebral não inflamatória

• 11.1 Aguda
    • hérnia de disco,
    • fraturas de corpos vertebrais,
    • estiramento muscular ou ligamentar e doenças das articulações interapofisárias posteriores.
  • 11.2 Crônica
    • mecânico-posturais (posturas viciosas, obesidade, gravidez, esforços repetitivos, seqüelas neurológicas);
    • degenerativas (estenose do canal vertebral, artrose das articulações interapofisárias posteriores);
    • congênitas (cifoescoliose, lordose, espondilolistese – escorregamento de um corpo vertebral sobre outro);
    • psicológicas (fibromialgia e dor miofascial).