O que são doenças reumáticas?

Doenças Reumáticas

A Reumatologia é uma especialidade que abrange um grande número de doenças reumáticas de diferentes causas que tem em comum o comprometimento do aparelho músculo-esquelético: ossos, articulações ( cartilagem e membrana sinovial), estruturas vizinhas a articulação ( tendões, bolsas, ligamentos, fáscias, etc.), e músculos. Outros órgãos e sistemas também são acometidos nessas doenças, quando esta envolvido o tecido conjuntivo, recheio das estruturas, ( rins, coração, cérebro, pulmão, fígado, vasos, pele, pelos etc..).

O termo “ reumatismo” consagrado na linguagem popular e por vezes médica, não é adequado para denominar este amplo grupo de doenças reumáticas. Assim sendo reumatismo não é sinônimo de dores no corpo, pois, muitas das mesmas são desencadeadas por doenças de outras especialidades. Quando se utiliza os termos “reumatismo” ou “doença reumática”, na realidade na significam, visto que não são diagnósticos de nenhuma doença.

Ao contrário do que ocorre com outras doenças de órgãos ou sistemas limitados as respectivas áreas( cardíacas ou gastrintestinais), o conceito de que as doenças reumáticas são restritas apenas ao sistema músculo esquelético é errôneo, pois, as mesmas acometem a grande maioria dos órgãos e sistemas do corpo e em algumas das mesmas poderão não apresentar sinais e sintomas que sugiram o comprometimento do aparelho locomotor.

As doenças reumáticas apresentam sinais e sintomas que podem ser comuns a diferentes doenças . Por isso torna-se importante individualizar cada caso, pois o tratamento poderá variar de acordo com o diagnóstico.

O reumatologista é o médico especialista capacitado e treinado para identificar, diagnosticar e tratar as doenças reumáticas. Ele é o especialista que tem formação obrigatória de um a dois anos em clinica médica, devido ao acometimento de todas as áreas do organismo, e somente após fará a sua especialização em reumatologia, pré-requisito obrigatório, para a obtenção do titulo de especialista junto a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Em razão disto, deve ser o primeiro médico a ser procurado quando da suspeita de uma doença reumática. Entretanto, existem doenças reumáticas que se apresentam na fronteira de várias especialidades, como ortopedia, neurologia entre outras.

Quando um paciente refere apresentar uma artrite, evidenciada por dor, inchaço, calor e eventualmente vermelhidão na junta, significa apenas que existe inflamação da articulação. Portanto, o termo artrite não é diagnostico, pois, trata-se de uma manifestação comum à maioria das doenças reumáticas.

O paciente ao procurar um médico tem o direito de ser informado da hipótese diagnóstica de sua doença e não se satisfazer com o diagnóstico simplório de artrite ou reumatismo.

Muitas dessas doenças doenças reumáticas são crônicas e necessitam de tratamento prolongado, mas com evolução e prognóstico variável. O dito popular que reumatismo é “doença de velho”, é errado, pois, ela acomete todas as idades, incluindo crianças e adolescentes de ambos os sexos.

O diagnóstico e o tratamento precoce dessas doenças reumáticas são essenciais a fim de se instituir um tratamento eficaz que permita uma boa evolução. Assim, complicações que podem inclusive incapacitar o paciente de forma definitiva poderão ser minimizadas ou corrigidas, permitindo, uma qualidade de vida saudável.

Por isso, a busca doenças reumáticas de um reumatologista é sempre recomendável quando houver em sua comunidade.

 

Leia mais: Classificação das Doenças Reumáticas