Atualmente acupuntura há um grande interesse dos pacientes em relação ao uso de terapias complementares como adjuvantes ao tratamento convencional. Neste contexto, a acupuntura se destaca por ser a terapia complementar mais estudada cientificamente. A acupuntura é um tratamento milenar de saúde, baseado na Medicina Tradicional Chinesa, que vem sendo resgatado e valorizado pelo ocidente.

Consiste do uso de agulhas inseridas em pontos do corpo capazes de regular funções orgânicas, como o sono, a digestão, etc. A acupuntura é um método para modular a atividade do sistema nervoso, que é responsável pelo controle de quase todas as funções orgânicas. Os resultados terapêuticos da acupuntura já foram comprovados cientificamente. Pesquisas com animais mostram que a Acupuntura também é eficiente, provando que ela não funciona apenas por efeito de sugestão.

Porém, como qualquer tratamento, a acupuntura não funciona em todos os pacientes. Os resultados podem ser positivos em 70 a 80% das pessoas. Alguns casos de insucesso podem ocorrer por diagnóstico incorreto ou tratamento inadequado. Há também fatores genéticos individuais que podem estar envolvidos. Alguns medicamentos como corticóides ou antidepressivos os quais podem interferir na ação da acupuntura quando são usados em doses excessivas.

Com a técnica correta e um bom profissional, a acupuntura é um procedimento muito seguro e eficaz. Os efeitos adversos da acupuntura não são comuns. Complicações graves são raríssimas e geralmente estão associadas a má prática. Praticamente não há contra indicação à sua realização. Mesmo gestantes podem receber acupuntura, desde que certos pontos sejam evitados.

A acupuntura ficou famosa no ocidente devido à sua eficácia no tratamento de dores crônicas. Em muitas condições clínicas, os resultados analgésicos da acupuntura são comparáveis aos de outros métodos. Os efeitos da acupuntura podem incluir diminuição da percepção da intensidade da dor, melhora nas atividades de vida diária, diminuição do consumo diário de medicamentos para a dor e o retorno ao trabalho, e melhora da qualidade de vida. A acupuntura é uma opção vantajosa e segura em inúmeras condições clínicas onde o tratamento convencional é ineficaz ou produza efeitos colaterais indesejáveis.

A acupuntura apresenta efeitos mensuráveis em diversas condições clínicas que cursam com dor, especialmente:
– Síndrome Dolorosa Miofascial
– Fibromialgia
– Lombalgia
– Cefaléia
– Dor Pós-Operatória
– Dor Oncológica.

Para que se alcance os melhores resultados, o tratamento por acupuntura deve ser acompanhado de outras medidas terapêuticas convencionais, como fisioterapia. O ponto de partida para o tratamento por acupuntura sempre deve ser o diagnóstico apropriadamente feito por um médico.