Alongamento (s) são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões.

Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho.

Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e do condicionamento físico. Não é preciso grande condição física ou habilidades atléticas.

Os alongamentos podem ser feitos sempre que se sentir vontade, uma vez que relaxam o corpo e a mente. É gostoso fazê-los quando se procede de forma correta, respeitando sua estrutura muscular, sua flexibilidade e sem limites pessoais.

Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:

  • redução das tensões musculares;
  • relaxamento do corpo;
  • proporcionam maior consciência corporal;
  • deixam os movimentos mais soltos e leves; ajudando a liberar os movimentos bloqueados por uma patologia da coluna ou tensões emocionais;
  • prevenções de lesões;
  • preparam o corpo para atividades físicas;
  • ativam a circulação.

A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.

Deve-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade. Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

Devido a vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e patologias da coluna como Hérnia de disco, Artrose, Espondilite Anquilosante, Espondilolistese, e entre outras, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sanguínea, além de causar desconfortos e até dores. Com a prática regular de alongamento (s) os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dores, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.