Rolfing – Integração Estrutural e Movimento

É uma metodologia de reestruturação corporal e educação do movimento, desenvolvida pela Dra.Ida P. Rolf.

Rolfing – Integração Estrutural e MovimentoPara alinhar as estruturas do corpo e ganhar uma postura mais adequada, realiza-se manipulação das fáscias, que é uma “rede” de tecido conjuntivo, que envolvem todas as estruturas e elementos que constituem o corpo humano incluindo músculos e ossos, e dela recebem sustentação. Todo esse conjunto pode ser passível de mudança e de reorganização. Além disso, o Rolfing trabalha com os ritmos respiratórios e padrões habituais de movimento e postura, os quais quando não utilizados adequadamente causam tensões e desequilíbrios corporais. A aplicação do método se inicia com uma avaliação da estrutura corporal e da qualidade do movimento do paciente. Em seguida faz-se um registro fotográfico para futuras comparações.

A série básica consiste em 10 sessões individuais, nas quais o profissional vai lentamente liberando a fáscias e reposicionando os segmentos. Cada sessão tem objetivos específicos, sedimentados de forma cumulativa, sempre tendo em vista a integração do indivíduo como um todo. As sessões têm duração entre uma hora e uma hora e meia e são espaçadas de acordo com as necessidades e possibilidades do paciente. Elas podem ser realizadas uma ou duas vezes por semana, ou a cada 15 dias.

O método é indicado para aqueles indivíduos que apresentam afecções causadas por má postura, tais como dores musculares, dificuldades de movimento e traumas físicos ou para aqueles que no seu trabalho diário são submetidos a estados de tensão e estresse. Como resultado pode ser observado um maior equilíbrio, com aumento da desenvoltura dos movimentos e do nível geral de energia.