RPG – Reeducação Postural Global

É um método fisioterapêutico que engloba uma série de procedimentos, diagnósticos e terapêuticos, tendo como base os conceitos de cadeias musculares e de posturamento, associado a recursos manuais.
Age sobre o equilíbrio biomecânico, restabelecendo o eixo postural fisiológico.

O RPG não visa atender apenas paciente com dor, mas também aqueles que buscam melhorar o equilíbrio e viver em harmonia com o corpo.

RPG – Reeducação Postural GlobalO tratamento se baseia em oito posturas para cada grupo muscular. O paciente assume uma postura que deve ser mantida por um tempo de 12-20 minutos para cada postura. A postura será indicada de acordo com o paciente, as posturas são evoluídas com movimentos lentos, progressivos e graduais

.

Indicações RPG:
Escoliose, Hiperlordose, Hipercifose, dores na coluna, artrites, artroses e hérnia de disco.

Contra- indicações RPG:
Gestantes no primeiro trimestre.

Benefícios RPG:
Aliviar Tensões e dores musculares, aumento da amplitude do movimento, estabilização, mobilidade e equilíbrio, melhora da consciência corporal.

Os bons resultados do tratamento são dependentes da aderência do paciente, ou seja, através de disciplina, não faltando às sessões, ficando atento a todas as orientações do seu fisioterapeuta com relação à percepção da postura.

É também essencial, que o fisioterapeuta esclareça, todos os aspectos relacionados a postura, quanto as atividades de vida diária em casa, no trabalho, na escola, no carro e no lazer.

O RPG sendo um método de educação e orientação à postura associada apresenta grande chance, em não ser tão eficaz quanto ao esperado.