or copy the link

Você tem Artrite Reumatóide? Para manter sua qualidade de vida fique atento na alimentação!

Assim que recebe o diagnóstico de artrite reumatóide o paciente deve seguir a risca as orientações do reumatologista (remédios prescritos, exercícios, entre outros).

Mas, o que muitos não sabem é que a alimentação é muito importante para esse grupo de pacientes. “Quem tem artrite reumatóide deve seguir uma dieta anti-inflamatória. Ou seja, optar por alimentos ricos em fibras, antioxidantes e em gorduras saudáveis. Evite o glúten e o açúcar. Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem auxiliar na redução da dor e no controle do processo inflamatório”, destaca Dra. Evelin Goldenberg

Conheça abaixo os alimentos que devem ser evitados:

• Carne vermelha, carne de porco, aves, ovos e manteiga – esse grupo de alimento contem muita gordura saturada (aumenta a inflamação). Você pode substituir por alimentos com gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas, por exemplo, azeite de oliva, abacate e nozes.

• Salgadinhos industrializados e margarina – esses produtos contem ácidos graxos trans ou gordura trans, o que aumenta a proteína C-reativa (marcador que indicada a quantidade de inflamação no sangue).

• Arroz branco, batata, pães biscoitos e bolos feitos com farinha branca – por conter um alto índice glicêmico (rapidamente se transformam em açúcar) podem causar inflamação nas juntas, pois o açúcar agrava o processo inflamatório. Você pode substituir por arroz integral,batata doce, pão integral,biscoito integral entre outros.

• Cuidado alguns alimentos como patês, carnes não cozidas e laticínios não pasteurizados podem aumentar o risco de intoxicação alimentar. Quem estiver utilizando medicação imunossupressora deve evitá-los.

Veja alguns alimentos que você pode e deve consumir:

• Alimentos ricos em ómega 3 (possuem efeito anti-inflamatório): Peixes (sardinha, salmão, cavalinha, atum, bacalhau), nozes e sementes (linhaça), azeite extravirgem;

• Alimentos integrais: Pães, bolos, biscoitos;

• Consuma muitos legumes e frutas: legumes de folha verde escura (brócolis, espinafre, couve-flor, repolho, agrião entre outros), cenoura, batata-doce. Frutas como laranja, mamão, manga, banana, abacaxi, ameixa, kiwis, uva são alguns exemplos.

• Outros alimentos como: Chá verde, suco de romã, alho, aveia, cebola,berinjela, tomate, pimentão, pimenta do reino, soja, óleo de milho ou girassol, gergelim, castanhas também auxiliam na diminuição da dor.

Tagged with:

Filed under: Artrite

Like this post? Subscribe to my RSS feed and get loads more!